A água utilizada para o consumo direto ou no preparo dos alimentos deve ser controlada independente das rotinas de manipulação dos alimentos.É obrigatória a existência de reservatório d’água. O reservatório deve estar isento de rachaduras e sempre tampado, devendo ser limpo e desinfetado nas seguintes situações:

  1.  Quando for instalado.
  2.           A cada 6 meses como manda a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – Portaria CVS nº 001 de 11/05/91.
  3.           Na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água (animais, sujeira, enchentes).

A água para consumo deve ser límpidas, transparentes, insípidas e inodoras. As águas de poços, minas e outras fontes alternativas só devem ser usadas desde que não exista risco de contaminação (fossa, lixo, pocilga) e quando submetidas a tratamento de desinfecção. Após a desinfecção da água deve ser realizada análise bacteriológica em laboratório próprio ou terceirizado. A utilização de sistema alternativo de abastecimentode água deve ser comunicada à Autoridade Sanitária, de acordo com os Padrões de Identidade e Qualidade vigentes. 

LIMPEZA DE RESEVATÓRIO DE AGUA - LEI Nº 1893 DE 20 DE NOVEMBRO DE 1991.

DECRETO Nº 20.356 DE 17 DE AGOSTO DE 1994.

         Temos técnicos que orientam os nossos clientes por telefone de forma simples, para interromper o abastecimento de água fechando o registro geral do hidrômetro dias antes conforme o consumo de cada reservatório, evitando assim o desperdício de água.

          Em caso de complexa rede de tubulação nós vamos até o local, identificar os registros e orientar o responsável pela manutenção.  Para não haver falta d’água no local temos todos materiais necessários e diversos (incluindo bombas de baixa e alta vazão) para transferência de uma caixa para outra sempre que tecnicamente possível.

 

PORQUE FAZER A LIMPEZA DE RESERVATÓRIO D’ÁGUA?

           Toda água tratada fica em reservatórios e chega bombeada ou por gravidade até nossas casas, passando por uma rede de tubulações e dutos espalhado por toda a cidade.

Na maioria das vezes o problema pode estar mais próximo, podendo ser uma caixa d’água suja ou contaminada.

            A contaminação destes reservatórios ou mesmo a formação de algas ou bactérias, ocorre por causa de uma ruptura de canos, substituição de tubulações, vazamentos, caixas estampadas ou trincadas.

            Que podem trazer sérios danos a nossa saúde, por isso é necessário a cada 6 meses fazer a uma limpeza e desinfecção das caixas d’água ou reservatóri

o vistoriando o estado em geral impermeabilização das paredes.

            O objetivo da desinfecção e a destruição de microrganismos nocivos à saúde, com a finalidade de evitar infecções e doenças. A ação do Hipoclorito de sódio se deve à libertação de Cloro ativo.

            O mecanismo de ação consiste no efeito de reação enzimática no interior da célula e produz desnaturação e inativação do ácido nucleico. O Cloro ativo libertado que age sobre as proteínas formando cloraminas que são dissolvidos em água.

Para maiores informações: Clique Aqui