O crescente aumento das áreas urbanas acaba com as matas e florestas e obrigam os animais que antes viviam nestas reservas a se adaptarem à vida na cidade. Desta forma, inúmeros problemas são gerados como a matança destes animais ou mesmo o crescimento exagerado da espécie, que é o caso dos pombos urbanos. Estas aves encontraram nas cidades os mais diversos ambientes que são propícios a sua reprodução levando assim ao problema da superpopulação de pombos.

    No geral, estas aves gostam de lugares altos e escondidos, como as frestas em telhados de prédios e casas, buracos em paredes ocas, mas principalmente os telhados das casas. Nestes ambientes estas aves se reproduzem com uma velocidade impressionante podendo uma fêmea ter até seis ninhadas por ano.

     Os pombos podem ser vetores de doenças como a salmonelose e histoplasmose, que são transmitidas para o homem através de suas fezes. O pombo também produz muita sujeira nos locais onde costumam se reproduzir, além de produzir ruídos constantes que podem incomodar (e muito) os moradores das casas onde elas buscam abrigo. Felizmente podemos contar com algumas soluções simples que podem ajudar a manter longe de sua propriedade estas aves tão incomodas.

 Maiores informações aqui.