Atualmente são conhecidas cerca de 1.400 espécies de escorpiões distribuídas pelo mundo com exceção da Antártida. No Brasil as espécies mais importantes em Saúde Pública pertencem ao gênero Tityus, destacando-se as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo) e Tityus bahiensis (escorpião preto).

O homem é o grande responsável pela dispersão de muitas espécies destes aracnídeos através do transporte de cargas em caminhões e ferrovias, distribuindo-os em diversas regiões do território nacional.

Nas áreas urbanas podemos encontrar escorpiões sob pedras e entulhos, dormentes de ferrovias, em bromélias localizadas em árvores ou no solo, em porões de residências, cemitérios (devido a presença de baratas que lhes servem de alimento), sob assoalhos de madeira e próximo a córregos. Ocasionalmente encontramos escorpiões em residências que não apresentam estas condições, podendo a infestação ser oriunda de terrenos baldios e casas abandonadas na vizinhança.

Cuidado com o escorpião!

A picada do escorpião amarelo em crianças pode ocasionar um estado clínico grave levando até a morte, entretanto a picada do escorpião preto apesar de dolorosa dificilmente ocasiona a morte da vítima.

MÉTODOS DE PREVENÇÃO:

- Não se deve colocar a mão em buracos no solo, fendas em árvores e sob ninhos de cupim.- Conservar o jardim limpo e bem podado.

- Manter sempre um controle de baratas, pois elas servem de alimento aos escorpiões.
- Sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los.

 

Visite nossa loja online, clicando aqui.